O início do Caminho





 



A vida é feita de rotinas, as rotinas são uma sucessão de hábitos e os hábitos são um reflexo dos nossos comportamentos e escolhas. Afinal quem escolho ser?

Hoje em dia grande parte da humanidade está carente, faminta de algo que nos escapa, mas que é essencial à Vida – nós mesmos. Está a faltar a nossa capacidade e força de vontade de nos manifestarmos completamente na Vida, de a vivermos duma forma plena a cada momento que é o único que temos. Este aqui e agora que nos permite manifestar a vontade da nossa Alma no tempo e espaço, mas se nos mantivermos desconectados de nós mesmos, sempre em modo automático, como nos podemos comprometer com essa vontade da Alma?

Esta simples questão pode ser profundamente transformadora e levar-te, com uma boa dose de coragem e curiosidade, a um aprofundar da visão de quem és e do que és.

Para seres eficaz nesta viagem, de regresso a ti mesma, deves manter algum empenho, disciplina e “fogo ardente”. Só deste modo a Exploradora Curiosa que há em ti, pode chegar a bom porto.

“Vou estar mais atenta à minha Vida e ser menos crítica de mim mesma e tudo irá correr melhor.”

Quantas vezes já tiveste este pensamento, para pouco tempo depois apenas te sentires ainda mais incapaz e/ou incompetente? Ter apenas este pensamento não chega, é preciso vivenciá-lo no dia a dia. Seres mais presentes à tua Vida, ao que sentes, pensas e fazes requer pática. É um processo que passo a passo te leva a esse estado de Presença. Tal como uma semente que após ser lançada à terra, necessita de ser regada e acarinhada constantemente para que possa florir, também a tua prática deve ser constante para que se desenvolva e aprofunde com o tempo. Depois, muito mais do que um pensamento ou uma técnica será uma forma de estar/ser.

Proponho-te a dar um salto de fé e confiança em ti mesma, que te comprometas a seguir as sugestões que te faço, quer de práticas formais quer de práticas informais, quer de libertadores de padrões. Testando-os e vendo o que acontece quando começas a estar mais presente e a agir com bondade e compaixão para contigo e com os outros.

Haverá dias em que não conseguirás fazer as práticas porque estás muito cansada. Haverá dias em que a mente vai parecer um macaco embriagado que foi picado pelo veneno dum escorpião. Haverá dias em que te irás criticar muito… Nada disto importa… sê amável contigo, faz sempre o melhor que podes a cada momento. Apesar do compromisso sério e da disciplina lembra-te de manter esse olhar de Exploradora Curiosa, dando alguma ligeireza às práticas.



3 DICAS PARA TRAZER A PRESENÇA, PARA O TEU DIA-A-DIA:

1. Enquanto executas as tuas tarefas diárias traz a tua presença intencionalmente, para aquilo que estás a fazer.

Por exemplo, enquanto tomas banho sente as gotas de água que tocam no teu corpo, umas com maior intensidade, outras com mais suavidade. Sente em que zonas do corpo te tocam, na cabeça, nos ombros, nas pernas? Sente a temperatura da água, sentes da mesma forma no cabelo ou nos pés?

Desta forma vais habituando a tua mente a estar focada onde tu queres.



2. Pratica a meditação de presença uma ou duas vezes por dia e nota apenas o que vem, sem criticar ou julgar, apenas observa.

Senta-te duma forma confortável no chão ou numa cadeira.

Mantém a coluna bem direita.

Fecha os olhos ou semicerra-os focando num ponto.

Traz a tua atenção para os pontos do corpo que estão em contacto com o chão ou cadeira. Sente as sensações que essas zonas do corpo te transmitem.

Expande a atenção para todas as partes do corpo e sente.

Traz a atenção para a respiração e sente o ar que sai e entra pelas narinas.

Não a controles deixa apenas que ela aconteça naturalmente.

Mais cedo ou mais tarde, a atenção vai fugir para os pensamentos. Assim que observares isso, delicadamente, direciona-a de volta para a respiração.

Volta amavelmente a trazer a atenção para a respiração sempre que notares que ela vagueia.

Passado 1 a 3 minutos abre os olhos e tome consciência de onde estás.

Anota o que observaste e vai descobrindo os pensamentos e as sensações que vão surgindo momento a momento. Repara, como por vezes te sentes frustrada ou zangada com esta prática. Tal como os pensamentos, as sensações são passageiras, deixa apenas que surjam e desapareçam.



3. Escolhe um hábito que tenhas e tenta fazê-lo doutra forma.

Sugiro que durante algum tempo vás trocando o lugar em que te sentas. Pode ser o lugar na mesa das refeições. Pode ser o lugar em que te sentas para trabalhar ou quando reúnes com alguém.

Repara como essa simples troca te pode causar alguma resistência ou desconforto. Repara também, como essa simples mudança te pode alterar a perspetiva.


Quanto mais formos praticando a presença no dia-a-dia, maiores serão os benefícios. “Estudos demonstram que as pessoas que meditam regularmente são mais felizes e satisfeitas do que a média. Indicam também que a ansiedade, a depressão e a irritabilidade diminuem com sessões regulares de meditação. A memória e o vigor físico e mental melhoram. E os últimos estudos indicam que a meditação fortalece o sistema imunitário, ajudando a combater as constipações, gripes e outras doenças”.


De que estás à espera para começares?
Visita o meu site para descobrires as atividades que tenho para ti

Comentários

Mensagens populares