Solstício de Inverno


 

Estamos na porta de entrada do Inverno, tempo de recolhimento, de olhar para o nosso Interior.

Seguindo o exemplo da Natureza, é tempo de recolher, de estarmos connosco, de nos despirmos das nossas crenças, atitudes, hábitos, de nos olharmos nus. Olharmo-nos olhos nos olhos e delicadamente aceitarmo-nos, amarmo-nos.

É isto que nos é pedido neste Solstício de Inverno, que se conjuga com a Grande Conjunção de Saturno e Júpiter - a Estrela de Belém. O primeiro passo para a entrada numa Nova Era de Aquário, uma passagem que está a Despertar milhões de pessoas que estão dispostas a viver uma Nova Vida, mais Consciente, mais Amorosa, em comunhão com os ritmos da Mãe Terra e do Pai Sol,

Desde há Milénios que as populações da Terra celebram este Evento Cósmico, os celtas chamavam-lhe de Yule. Esses dias em que o Sol parecia que parava por uns dias até retomar o seu movimento de ascensão rumo à Primavera. No dia em que o dia é o mais curto e a noite a mais longa, esses povos antigos faziam grandes fogueiras para se lembrarem da Luz. Cantavam e dançavam. Trocavam bens essenciais entre eles, para que toda a comunidade tivesse alimentos para sobreviver ao duro Inverno. 

As noites longas e o frio do Inverno convidam a uma reflexão sobre o que se passou durante o ano. Sobre o que foi e sobre o que ficou. É hora de abrandar o ritmo para nos podermos escutar. O Inverno traz-nos essa quietude e introspeção necessárias que antecedem movimentos importantes na Vida.

Os tempos de Inverno, podem-nos parecer duros e difíceis, mas se aceitarmos que é um tempo de recolhimento para recarga de energia, então aí podemo-nos maravilhar com o milagre do ciclo da Vida e a chegada da Primavera! 

O grande desafio sempre, é aceitarmos o ritmo presente. Aceitarmos o Aqui e o Agora e entregarmo-nos sem mas, sem ses ao fluir natural da Vida, que sempre nos nutre e nos abraça. É aprendermos com o frio e a escuridão, tomarmos consciência  do nosso lado sombra, abraçá-lo e perceber a beleza da renovação sempre que estamos abertos à Mudança.

Comentários

Mensagens populares