segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Dicas para começar a meditar


Meditar cria espaço na sua Vida para Si. Apazigua a sua Mente e aos poucos, toma consciência de como se sente fisica e emocionalmente. Começa a ter uma Visão sobre a sua Vida e a sua finalidade neste Mundo. 
A Intuição torna-se cada vez mais forte e quando a combina com a sua Intenção, então torna-se num super-herói consciente.

As práticas de meditação concentram-se na respiração. Há várias técnicas e cada uma envolve coisas diferentes para fazer com a respiração. 
Por exemplo, podemos contar a respiração quando ela vem e vai, prender a respiração na parte superior e na parte inferior; respirar curto e rápido, longo e profundo e variar o ritmo e tempo num número infinito de possibilidades. 

A ideia por trás de todo o trabalho de respiração é permitir que você se torne mais consciente de si mesmo, no Aqui e Agora. Quando faz uma respiração profunda, você pode sentir-se mais do que quando a sua respiração é superficial. Experimente agora. 
Onde quer que esteja, feche os olhos e inspire lenta e profundamente através do seu nariz. Mantenha a inspiração no topo do crânio por alguns momentos. De seguida, solte lentamente todo o ar pelo nariz. Repita mais duas vezes e suavemente abra os olhos. O que sentiu? Imagine se permitisse sentir-se mais vezes na sua vida diária e sentir o seu caminho mesmo quando não está a meditar? Imagine se você tivesse espaço entre Si e tudo o que está acontecer na sua Vida? Com a meditação, você torna-se um super-herói consciente, completamente no controle, com infinitas possibilidades ao seu alcance. Quando não estamos a sentir e não meditamos regularmente estamos sujeitos ás nossas inseguranças, mudanças de humor e pensamentos negativos. Como podemos ver claramente distraídos por todo esse lixo? Cultivar uma prática diária de meditação remove o material que embacia o acesso ao seu EU. É como estar sentado atrás de uma janela suja, manchada e um dia lembra-se que pode pegar num pano e limpar o vidro e do outro lado descobre uma exuberante paisagem. 

Começar uma prática diária de meditação em casa é ainda mais simples do que a criação da prática de yoga. Não precisa de nada que não esteja já consigo. Você pode meditar no sofá, sentado na cama ou até mesmo no chão. No entanto, ter um local especial provavelmente vai ajudar a criar o hábito e a regularidade da sua prática.
Eu por exemplo tenho um zafu pousado no chão contra uma parede. É simples, fácil e confortável!  Quando de manhã vou até à sala, vejo o zafu e lembro-me de que se eu optar por sentar-me cinco minutos e sentir a minha respiração, o meu dia vai ser muito melhor. 

Eis 3 dicas para começar a sua prática de meditação:


Dica 1: Não se preocupe em limpar sua mente.
É fácil cair na crença de que o objetivo da meditação é ter uma mente muito clara para que  possa ver todos os segredos do Universo. Não se preocupe, você irá sentir na mesma uma catapulta de experiências meditativas. Não há necessidade de querer fazer tudo de imediato. A mente vagueia, é isso que ela faz, ponto. Sempre que os seus pensamentos o levem para uma nova viagem, basta trazer de volta a sua atenção para a respiração, de volta ao Sentir. Essa é a prática. O objetivo é perceber quando a sua mente divaga. Quando você percebe isso toma consciência que tem uma escolha: você pode ir para a viagem ou pode orientar a sua atenção de volta para dentro. Isso vai acontecer inúmeras vezes. Basta serenamente observar-se e guiar de volta a sua atenção para a respiração e para o Sentir. Essa é a sua prática. Tenha como objetivo o processo, não o destino.


Dica 2: Anotar.
Se você for como eu, quando tem um momento de inspiração, você não quer esquecê-lo. Uma corrente de pensamentos e ideias espontâneas poderão surgir durante a meditação. Podem ser grandes planos sobre o seu negócio, uma combinação criativa para experimentar na cozinha ou o seu próximo projeto caseiro. Quando essas ideias luminosas surgem na sua mente, você pode mergulhar ainda mais fundo com as suas ideias ou tentar armazenar as ideias no seu cérebro e ficar frustrado por ter tido uma grande ideia, quando devia estar a meditar. Se isso acontecer existe uma solução, mantenha um bloco de notas por perto onde possa apontar todas aquelas ideias luminosas que lhe surgem durante a meditação. Quando uma ideia luminosa aparecer na sua mente, durante a meditação, pare um momento e anote-a. Assim fica no papel e você pode voltar a ela e ao seu plano mestre mais tarde. Volte de seguida para a sua respiração, sabendo que as suas ideias luminosas estão agora preservadas e o seu tempo de meditação permanece sagrado e intacto.


Dica 3: Mantenha uma prática Regular.
Assim como no yoga, podemos falar sobre os seus benefícios e entender o quão melhor será a nossa Vida com esta prática, mas só funciona se você realmente a fizer. As mesmas regras se aplicam aqui: Cinco minutos é melhor do que nada, e cinco minutos por dia, todos os dias, tornam-se em muitas horas. Experimente durante uma semana e sinta a diferença.
Na parte da manhã é o melhor momento para definir o novo hábito. Você nem se quer precisa de sair da cama. Basta sentar-se, ficar confortável e dirigir a sua atenção para a respiração, durante cinco minutos. Se os seus pensamentos começam a levá-lo para longe da sua respiração, tente orientar a sua atenção de volta para ela. Se os seus pensamentos começam a divagar novamente, denovo redirecione-os para a sua respiração. Depois dos seus cinco minutos está preparada para um novo dia. 
Observe-se... Como se sente? Você sentir-se-á diferente. 
A sua visão de Si mesmo poderá mudar. Pode sentir-se com mais compaixão e  pode começar a ver mais possibilidades na sua Vida. Pode até ter o desejo de ajudar outras pessoas. Prepare-se para as maravilhas da transformação de dentro para fora.

Links cosultados: 
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segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O que é a Meditação e o que pode fazer por si?





O que é a Meditação e o que a Meditação pode fazer por si?


Há muitos tipos diferentes de meditação, cada um tendo o seu próprio conjunto de crenças e técnicas de meditação. A resposta à pergunta sobre o que é a meditação é uma questão pessoal, quase sempre o adepto busca um benefício pessoal da meditação, como reduzir o stress ou alcançar um sentimento de paz.
Quando começar a meditar é que vai começar a sentir-se dentro de si. Você torna-se consciente de como se sente fisica e emocionalmente. 
Começa a ter uma visão sobre a sua vida e a sua finalidade. 
A intuição torna-se cada vez mais forte e quando a combina com a sua intenção, então torna-se super consciente.


Sobre Meditação

Há muitos tipos diferentes de meditação - pode-se aprender sobre meditação em aulas de meditação num centro de meditação espiritual, usando métodos de meditação guiada . Ou pode descobrir mais sobre  meditação por si ou num retiro de meditação. Pode explorar o tipo de meditação que funciona melhor para si: yoga, meditação budista, meditação Vipassana, meditação cristã,  meditação mindfulness, meditação Zen, meditação oração, meditação Osho, meditação taoísta, ou meditação transcendental.

Porquê Meditar?

Numerosos estudos têm mostrado porque meditar é bom para si. As razões pelas quais as pessoas meditam varia, a técnica de meditação escolhida é um reflexo dos seus objetivos de meditação. O acto meditativo de treinar ou aquietar a mente para trazer um estado de consciência tem sido comprovada para ajudar a lidar com o stress, ansiedade, problemas médicos ou até mesmo dor.

Como Meditar

Como meditar varia de pessoa para pessoa. Para começar, alguns novatos podem querer assistir a uma aula de meditação em pessoa ou on-line, ou talvez até mesmo participar de um retiro de meditação. A meditação pode ser feita com ou sem música meditativa. Algumas pessoas começam e terminam os seus dias com meditações diárias; outros optam por meditações guiadas. Como meditar realmente depende de quais os benefícios da meditação o praticante quer alcançar e o seu nível de conforto com a prática meditativa.


Adaptado de: http://www.healyourlife.com