sexta-feira, 25 de janeiro de 2013



Cuide do seu Intestino



Sabia que em média carregamos entre 4 a 9Kg de matéria fecal no intestino? E esta é a média para uma uma pessoa saudável sem alergias alimentares conhecidas. Quando as toxinas acumuladas no intestino são absorvidas pelo sangue dificultam a boa metabolização dos alimentos e diminuem a energia vital do organismo.

Existem muitos problemas de saúde resultantes da toxicidade acumulada no intestino, que se manifestam no nosso dia a dia. Obstipação, gases, afrontamentos, fadiga, gula por determinados alimentos, hipoglicemia, alergias, artrite ou dificuldade em perder peso, são apenas alguns dos sintomas. Por vezes, tentamos tratar de cada sintoma em separado quando os devíamos olhar em conjunto e tratar a raiz do problema. Daí a importância da desintoxicação do intestino.

Um intestino saudável deve funcionar duas a três vezes por dia, um pouco após cada refeição. A eliminação deve ser rápida e completa. As fezes devem ser de cor castanho-claro, longas e de diâmetro até 4cm, a textura deve ser consistente.

Como manter o intestino saudável:

1.  Ingira fibras. Uma dieta rica em fibras, tanto solúveis como não solúveis, promove uma maior sensação de saciedade e ajuda o trânsito intestinal. Pode adicionar fibras às suas refeições por exemplo, comendo um batido de fruta ao pequeno almoço, adicionando lentilhas às saladas ou bagas e fruta ao lanche.

2. Elimine. Evite alimentos que contribuam para o mau funcionamento intestinal: comida processada, açucares, farináceos, álcool e cafeína, aditivos alimentares como os  edulcorantes, lacticínio e frutas e legumes tratados com pesticidas.

3. Hidrate-se. É essencial beber 8-10 copos de água por dia. Se estiver com prisão de ventre, deixe uma ameixa seca num copo de água e beba-o em jejum, para restabelecer o funcionamento intestinal.

4. Mexa-se. O exercício físico contribui para o bom funcionamento das vísceras e acelera a eliminação intestinal.

5. Suplementos. Tome enzimas digestivas após as refeições, ajudam a regular a digestão e a quebrar as proteínas que podem ficar no intestino. As melhores enzimas são as do ananás e da papaia.

Qualquer programa de desintoxicação das vísceras deve durar cerca de 1- 3 meses, dependendo dos sintomas de cada um. No geral, qualquer pessoa beneficiaria duma desintoxicação do intestino, duas vezes ao ano. Porém, o ênfase deve estar na prevenção e na mudança de hábitos alimentares.

Mantenha o seu sistema imunitário em topo de forma e ainda perca peso ao fazê-lo!


in http://www.mindbodygreen.com/0-6163/Why-a-Clean-Colon-Is-the-Key-to-Health-5-Steps-to-Keep-You-in-the-Clear.html

Deite cá para Fora - Escrever é Benéfico para a Saúde


Tente dedicar alguns minutos por semana a escrever um diário. Escreva sobre aqueles momentos que lhe causam mais stress no dia a dia, ou sobre episódios traumáticos da sua vida. Escrever é benéfico para a saúde.

O Dr. James Pennebaker e a Dra. Janet Seagal, da Universidade do Texas, levaram a cabo um estudo com estudante universitários que dedicavam 20min, alguns dias por semana, a escreverem sobre situações stressantes na sua vida. O estudo revelou que os estudantes que escreviam o diário eram mais saudáveis do que os que não escreviam. ( Journal of Clinical Psychology)

Outro estudo, em que participaram 112 pacientes que sofriam de asma ou artrite reumatóide e que escreviam num diário, revelou ainda que os pacientes que escreviam sobre os acontecimentos traumáticos e stressantes da sua vida tinham melhorias significativas em comparação com aqueles que escreviam sobre assuntos neutros.

Os pacientes asmáticos melhoraram a capacidade pulmonar em 1 segundo (teste de expiração forçada) e os pacientes com artrite reumatóide demonstraram melhoria das capacidades funcionais. No total, 47,1% dos pacientes conseguiram atingir melhorias clínicas significativas. (American Medical Association)

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Hatha Yoga

O Hatha Yoga é a forma de Yoga mais conhecida no Ocidente, sendo um
sistema mental e de disciplina física com o objectivo de dar a cada pessoa um
grande controlo do seu próprio corpo e mente.

O Hatha Yoga foca-se mais nas posturas correctas - asanas, exercícios específicos de respiração que são usados no controlo da força e da energia da vida, conhecida como Prana. O Hatha Yoga melhora a saúde, a forma física e o espírito.

Como é uma aula de Hatha Yoga?
Uma aula de Hatha Yoga é composta por alongamentos lentos com simples exercícios de respiração e por vezes meditação em posição sentada. É uma óptima aula para aprender os exercicios básicos, as técnicas de relaxamento, por forma a ficar mais confortável com o Yoga.

Como o Hatha Yoga melhora o seu bem-estar?
Uns são muito lentos e vocacionados para o alongamento, outros são mais rápidos e para manter a boa forma. Se pretende aliviar o stress, saiba que nenhuma vertente de Yoga é superior, por isso, escolha a que vai mais de encontro às suas necessidades, à sua condição física e personalidade. 
Qualquer exercício vai ajudá-lo a aliviar o stress porque consegue manter o seu corpo são e liberta endorfinas, as hormonas que o fazem sentir melhor. Através do alongamento, pode libertar a tensão que existe em si. Quando está stressado, a tensão armazena-se no corpo fazendo com que se sinta tenso e por vezes causa dores. Os alongamentos intensos de Yoga libertam a tensão de áreas problemáticas, como as ancas, pescoço e ombros.