quarta-feira, 19 de junho de 2013

As pessoas felizes fazem o melhor com o que têm




Existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que escolhem ser felizes e aquelas que optam por ser infelizes. Ao contrário da crença popular, a felicidade não vem da fama, da fortuna ou de bens materiais. Ela vem de dentro. A pessoa mais rica do mundo pode estar miseravelmente infeliz, enquanto um sem-abrigo pode estar sorrindo e contente com a sua vida. As pessoas felizes são-lo porque se fazem felizes. Elas têm uma visão positiva da vida e permanecem em paz com elas mesmas. 
A questão é: como fazem isso?
É muito simples. As pessoas felizes têm  hábitos que melhoram suas vidas e comportam-se de maneira diferente. Pergunte a uma pessoa feliz e ela vai dizer:
1. Não guarde rancor.
As pessoas felizes entendem que é melhor perdoar e esquecer que deixar que sentimentos negativos as dominem. Guardar rancor é prejudicial e pode causar depressão, ansiedade e stress. Para quê deixar que uma ofensa de alguém exerça algum poder sobre si? Se esquecer os seus rancores, vai ganhar uma consciência clara e energia suficiente para apreciar as coisas boas da vida.
2. Trate a todos com bondade.
Sabia que foi cientificamente provado, que ser gentil faz você feliz? Ser altruísta faz o cérebro produzir serotonina, uma hormona que diminui a tensão e eleva o espírito. Tratar as pessoas com amor, dignidade e respeito permite construir relacionamentos mais fortes.

3. Veja os problemas como desafios. 
A palavra “problema” não faz parte do vocabulário de uma pessoa feliz. Um problema, na maioria das vezes, é visto como uma desvantagem, uma luta ou uma situação difícil. Mas quando encarado como um desafio, pode se transformar em algo positivo, como uma oportunidade. Sempre que enfrentar um obstáculo, pense-o como um desafio.

4. Expresse gratidão pelo que já tem.
Há um ditado popular que diz: “As pessoas mais felizes não têm o melhor de tudo, elas fazem o melhor de tudo com o que elas têm.” Terá um sentido mais profundo de contentamento se contar as  bênçãos que tem, em vez de ansiar pelo que não tem.

5. Sonhe grande.
As pessoas que têm o hábito de sonhar grande são mais propensas a realizar os seus objetivos que aquelas que não o fazem. Se se atrever a sonhar grande, a sua mente vai assumir uma atitude focada e positiva.

6. Não se preocupe com as pequenas coisas.
As pessoas felizes perguntam-se: “Será que este problema terá a mesma importância daqui a um ano?” Elas entendem que a vida é muito curta para se preocupar com situações triviais. Deixar os problemas rolarem à sua volta vai, definitivamente, deixar você à vontade para desfrutar de coisas mais importantes.

7. Fale bem dos outros.
Ser bom é melhor que ser mau. Fofocar pode até ser divertido, mas, geralmente, deixa-o a sentir-se  culpado e ressentido. Dizer coisas agradáveis sobre as pessoas leva você a pensar positivo e a não se preocupar em julgá-las.

8. Não procure culpados.
Pessoas felizes não culpam os outros pelos seus próprios fracassos. Em vez disso, elas assumem os seus erros e, ao fazê-lo, mudam para melhor.

9. Viva o presente.
Pessoas felizes não vivem do passado ou preocupam-se com o futuro. Elas saboreiam o presente.  Envolvem-se em tudo o que estão a fazer no momento. Param e cheiram as rosas. Sentem o vento.

10. Acorde no mesmo horário todos os dias.
Já reparou que muitas pessoas bem-sucedidas tendem a ser madrugadores? Acordar no mesmo horário estabiliza o metabolismo, aumenta a produtividade e coloca-nos num estado calmo e centrado.

11. Não se compare aos outros.
Todos têm o seu próprio ritmo. Então, porquê  comparar-se aos outros? Pensar em ser melhor que outra pessoa leva a um sentimento de superioridade não muito saudável e, se pensar o contrário, acabará sentindo-se inferior. Então, concentre-se no seu próprio progresso.

12. Escolha os seus amigos sabiamente. 
A miséria adora companhia. Por isso, é importante cercar-se de pessoas otimistas que vão incentivá-lo a atingir os seus objetivos. Quanto mais energia positiva tiver em torno de si, melhor vai-se sentir.

13. Não busque a aprovação dos outros.
As pessoas felizes não se importam com o que os outros pensam delas. Seguem os seus próprios corações, sem deixar os pessimistas desencorajá-los, e entendem que é impossível agradar a todos. Escute o que as pessoas têm a dizer, mas nunca busque a aprovação de ninguém.

14. Aproveite seu tempo para ouvir.
Fale menos, ouça mais. Escutar mantém a mente aberta. Quanto mais ouve, mais conteúdo absorve.

15. Cultive relacionamentos sociais.
Uma pessoa só, é uma pessoa infeliz. Pessoas felizes entendem o quão importante é ter relações fortes e saudáveis. Tenha sempre tempo para encontrar e falar com a sua família e amigos.

16. Medite.
Ficar no silêncio ajuda-o a encontrar a sua paz interior. Não tem que ser um mestre zen para alcançar a meditação. As pessoas felizes sabem como silenciar suas mentes, em qualquer hora e lugar, para se acalmar.

17. Coma bem.
Tudo o que você come afeta diretamente a capacidade do seu corpo produzir hormonas, o que vai definir o seu humor, energia e enfoque mental. Certifique-se de comer alimentos que vão manter o seu corpo saudável e em boa forma e a sua mente mais tranquila.

18. Faça exercício.
Estudos têm mostrado que o exercício aumenta os níveis de felicidade e autoestima e produz a sensação de autorrealização.

19. Viva com o que é realmente importante. 
As pessoas felizes mantêm poucas coisas ao seu redor porque elas sabem que os excessos as deixam sobrecarregadas e stressadas. Estudos concluíram que os europeus são muito mais felizes que os americanos, porque eles vivem em casas menores, dirigem carros mais simples e possuem menos coisas.

20. Diga a verdade. 
Mentir corrói a sua autoestima e o torna antipático. A verdade sempre liberta. Ser honesto melhora a sua saúde mental e faz com que os outros tenham mais confiança em si. Seja sempre verdadeiro e nunca se desculpe por isso.

 21. Estabeleça o controle pessoal.
As pessoas felizes têm a capacidade de escolher os seus próprios destinos. Elas não deixam os outros dizerem como devem viver as suas vidas. Estar no controle completo de sua própria vida traz sentimentos positivos e aumenta a auto-estima.

22. Aceite o que não pode ser alterado. 
Depois de aceitar o facto de que a vida não é justa, você vai estar mais em paz consigo mesmo. Portanto, concentre-se apenas no que você pode controlar e mudar para melhor.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Técnica de libertação miofascial



O stress do dia a dia leva-nos a ficar com o corpo tenso, áreas como o pescoço, os ombros, as costas e até mesmo as pernas sofrem com isso. Faça em sua casa esta pequena série de exercícios miofasciais e alivie essa fadiga muscular.