Ser-se Grato - 8 dicas para te sentires mais feliz!



Gratidão é uma das palavras que cada vez mais ouvimos no nosso dia-a-dia, e por uma boa razão! De acordo com alguns estudos, a prática da gratidão é uma das maneiras mais fáceis de aumentar os níveis de felicidade, em termos emocionais e neurológicos. Muitas das pessoas que praticam a gratidão, têm o seu “Diário de Gratidão”.

Segundo Robert Emmons, investigador especializado no estudo da gratidão, as pessoas sentem um aumento de cerca de 25% de felicidade quando mantêm uma prática do “Diário de Gratidão”.

No seu livro “Gratitude Works” revela também que quem tem hábitos de gratidão dorme mais meia hora por noite e faz mais 33% de exercício físico, comparado com aqueles que não têm esse hábito.

No início, para alguns é muito difícil verem aspetos pelos quais devem estar gratos diariamente. Para outros, já faz parte de quem são, e por isso torna-se mais fácil identificar esses momentos.

A ideia destes exercícios é aprenderes a teres o hábito de prestar atenção a momentos de inspiração e gratidão ao longo do dia, em vez de tomares como garantidas as situações e as pessoas que tens na tua Vida.

Ficam aqui 5 hábitos que deves adotar para cultivar a gratidão no dia-a-dia.


1. ESCREVE 3 COISAS DIARIAMENTE

Se és novo na prática da gratidão, começa por aqui. É a maneira mais básica de começares a cultivar a gratidão na tua Vida.

Escreve todos os dias três coisas pelas quais estás grata. É importante que sejas o mais específica possível. Por exemplo, em vez de escrever “Sou grata pelo marido que tenho”, deve escrever “Sou grata pelo meu marido ter comprado o jantar para a família, no caminho para casa.”. Quanto mais praticares, mais fácil se torna.

Se tiveres muita dificuldade em encontrares momentos de gratidão começa pelo mais básico da Vida, “Sou grata por ter um teto sobre a minha cabeça que me abriga e protege.” Ou então, “Sou grata pela comida que tenho hoje no prato e que nutre o meu corpo e a minha mente”. Ou ainda “Sou grata pelo corpo saudável que tenho hoje.”


2. EXPERIMENTA UMA SESSÃO DE GRATIDÃO

Podes depois ir aprofundando a prática, por exemplo com uma sessão de cinco minutos de gratidão. Marca no telemóvel cinco minutos e durante esse tempo, sem pensar demasiado, e se possível num modo de fluxo de gratidão contínuo, escreve uma lista de coisas pelas quais estás grata.

Vais ver que no final ficarás surpreendida com algumas das coisas que escreveste. Podes escrever apenas sobre uma situação ou momento e aprofundar ou então escreveres sobre várias coisas.

Se estiveres num dia menos bom e te for difícil esta prática, podes simplesmente agradecer por “ Ter água potável na torneira de casa.” Ou “ Ter chegado a casa em segurança.”


3. FOCA NO GERAL

Neste exercício deves escolher apenas uma coisa, por exemplo a tua casa ou o teu namorado, e escreve o mais detalhadamente possível as razões pelas quais estás grata. “Sou grata pela casa que tenho. Tem muita luminosidade. Os tetos são altos. A carpete da sala é colorida e fofa. A pressão da água na banheira é ótima. Adoro as vistas para o parque…” ou “Sou grata pela relação que tenho. Sinto-me feliz diariamente. Adoro a delicadeza do meu parceiro. Quando sorri o meu dia ilumina-se ainda mais. Amo os pratos que cozinha para nós…”

Este exercício pode ser bastante útil quando estamos irritados com pequenas coisas e deixamos de conseguir ver o Todo. Ajuda-nos a relativizar as situações. Quantas vezes ficamos arreliados e focados em pequenas coisas no dia-a-dia e deixamos de conseguir ver, ou esquecemos as coisas boas que as pessoas já fizeram por nós?


4. FOCA NAS INTERDEPENDÊNCIAS

Sermos gratos pelas interdependências, é reconhecermos a contribuição de todas as pessoas que estão interligadas numa situação. Imagina que recentemente acabaste uma pós-graduação ou mestrado, escreve uma lista de todas as pessoas que, ao longo do tempo, te ajudaram a atingir esse objetivo. Por exemplo, “ Sou grata pela ajuda dos meus professores da faculdade, dos funcionários da cantina e do centro de cópias, dos meus colegas de curso, dos meus pais, do motorista do metro, dos meus professores do secundário e da primária, do meu explicador, do meu marido, dos meus filhos etc…”

Esta prática ajuda-nos a ver que tudo está interligado e que tudo tem um tempo de duração. Por vezes, só assim conseguimos apreciar momentos que pareciam ser de grande desilusão e que afinal, à luz da gratidão, não o são.

Por exemplo, “Se não tivesse sido despedido do emprego que tinha, não me teria sentido obrigado a fazer uma formação que valorizasse mais as capacidades que tenho.”


5. ENCONTRA A GRATIDÃO NAS PEQUENAS COISAS

É tão fácil deixarmos de dar valor às coisas, só porque as vemos todos os dias.

Olha á tua volta e escreve sobre o que te rodeia. Quer estejas no escritório a trabalhar, no teu quarto, no jardim, ou na viagem de metro até ao trabalho, apenas pára, observa e aprecia tudo o que te rodeia.

Podes reparar na beleza dos edifícios, nas cores vibrantes das árvores, nos sons dos pássaros, nos aromas das flores e das plantas… daí a nada, dás por ti a sorrir e estás no modo de gratidão, que é o grande objetivo destes exercícios que te sugiro.


COMO TE COMPROMETERES COM A TUA PRÁTICA DE GRATIDÃO

Não basta leres este artigo para chamares a Gratidão para a tua Vida. É preciso PRATICARES. Para manteres o “Diário de Gratidão” deves reservar algum tempo por dia para o fazeres, nem que sejam 5 ou 10 minutos à hora de almoço.

Para te ajudar a manter esta prática vou-te dar mais 8 dicas para conseguires duma forma consistente trazer os efeitos positivos da gratidão, para a tua Vida.


1. Compromete-te a reservar entre 5 a 10min, pelo menos 3 vezes por semana. Se de início não tens tempo para o fazeres diariamente, então é preferível assumires isso e escolheres 3 dias em que o possas fazer duma forma prazerosa.

2. Se deres por ti perante uma situação em que não tens onde escrever, então grava num Voice Memo, ou partilha um momento de gratidão com os amigos, nas Redes Sociais.

3. Aposta na profundidade da experiência em vez da quantidade. É preferível descreveres uma experiência de forma detalhada do que fazeres uma lista de coisas.

4. Abre-te a surpresas, coincidências ou pequenos incidentes que te vão acontecendo ao longo do dia. Que bênçãos inesperadas recebeste hoje?

5. Reflete nas bênçãos que o Universo te traz constantemente. Agradece as lições e as oportunidades de crescimento que o Universo te trouxe hoje.

6. Reflete sobre as pessoas a quem estás grata, por várias situações na tua Vida e agradece-lhes.

7. Agradece os momentos habituais e os extraordinários.

8. Em momentos difíceis, recorda-te que poderia ser pior. Sê grato pelas situações negativas que evitaste, escapaste ou preveniste.

Olha para a prática da Gratidão como uma maneira de contribuir para um Mundo Melhor. 

Ao mostrares e comunicares a tua gratidão para com as pessoas e situações à tua volta, estás a demonstrar e a espalhar AMOR. Estás a motivar outros a fazerem o mesmo. E estás a elevar a vibração do Planeta com um “ Obrigada!” de cada vez!

Comentários

Mensagens populares