Quando foi a última vez que olhou para si mesma de verdade?



Na agitação diária do teletrabalho, na sua família, na sua casa, na sua cidade e/ou em qualquer outro lugar que costuma frequentar ….na sua rotina diária….raramente se lembra de Si…

Normalmente, chega ao fim do dia e percebe que entre trabalho, responsabilidades familiares e outros compromissos esqueceu-se de Si? Ou também esqueceu-se de observar que se esqueceu de Si? Confuso?? Mas então? Em algum momento do dia se lembrou de Si?

O que fez HOJE para se conectar com o seu interior?

Em que momento do dia parou para perguntar a si mesmo o que precisa?

Quem é você?

Onde está?

O que  quer? Ou o que não quer?

Quando foi a última vez que olhou para dentro de si de VERDADE?

Não estou a falar em olhar-se ao espelho, pela manhã… Estou a falar sobre o que fez, realmente, para cuidar de si mesmo? Está a fazer as coisas que o fazem sentir-se realizado? Tem consciência do que você é hoje?

Já teve HOJE um momento, simplesmente para se sentar e apreciar o próprio silêncio ou a própria agitação e loucura interna em que você se encontra? Um momento para se perceber a si mesmo… Quase de certo que não...


Quando foi a última vez que parou e percebeu a agitação do seu interior? A preguiça do seu corpo? Um batimento cardíaco acelerado? Uma mente descontrolada por tantos pensamentos? Quando foi a última que vez que se observou a SI MESMO?

Chega sempre ao fim do dia e percebe que entre trabalho, recados, responsabilidades familiares e outros compromissos se esqueceu totalmente de cuidar de si mesmo. Quero dizer realmente cuidar de si mesmo – fazer as coisas que o fazem sentir-se realizado, que ajudam a manter o corpo e mente mais saudáveis.
Pensa, não vou ter tempo para cumprir os afazeres e os compromissos... mas será que irá mesmo?

Tenho a certeza de que se permitir conectar consigo mesmo, vai ser capaz de interagir com o mundo com muito mais verdade, com muito mais energia, consciência e tempo…
Quando desenvolvemos uma rotina regular de cuidados pelo menos na parte da manhã (para começar :) )…. a vida flui e flui muito diferente, mais consciente, mais leve e alegre!
Não somos atirados para fora da cama directo para as “tarefas”.


Quando essa prática diária de cuidado se intensifica, e se torna natural, comunicamos com mais compaixão, com mais energia, com uma mente mais aberta e mais receptiva, a criatividade aumenta e os  desafios tornam-se oportunidades para nos conhecermos melhor e expressarmos a nossa força e coragem com mais intensidade e verdade.

Desafio-a a aproveitar este tempo de quarentena, para fazer isso mesmo. Olhar-se! Perceber como chegou aqui Hoje? Que sonhos deixou para trás? Que Vida quer criar de Agora em diante?


Sugiro-lhe uma prática:

1. Acomode-se no seu lugar. Comece por se sentar, ou se preferir, fique de pé. O importante é sentir onde o corpo toca no chão.

2. Observe o corpo. Sinta as nádegas que tocam no chão. Sente-se direito mas sem rigidez. Assegure-se que o seus pés tocam por completo o chão, ligando-o à terra. Os olhos estão semi-abertos, observe o local onde se encontra, neste momento. Baixe o seu olhar e fixe um ponto.

3. Conecte-se com a respiração. Leve a sua atenção para a respiração à medida que o ar entra e que o ar sai. Respire naturalmente.

4. Siga a expiração. No final de cada expiração, há um espaço até à próxima inspiração. Nesse espaço, sentimos a Presença Natural que reside em cada um de nós. Já lá está, apenas temos de tomar consciência dela. Deixamos o ar entrar e sair naturalmente, sem esforço de qualidade alguma. Há medida que tomamos consciência dos pensamentos que surgem, observámo-los e voltamos à respiração, libertando-os.



E agora, amanhã vai “lembrar-se de SI MESMO”? Ou vai deixar mais um dia chegar ao fim e continuar a esquecer-se de Si e dos seus sonhos?



Comentários

Céu Ramos disse…
OBRIGADA Susana pela possibilidade de leitura deste texto. 😊🌷

Mensagens populares