10 dicas para saber se tem intolerância ao Glúten



Existem mais de 55 doenças relacionadas com a ingestão de glúten. Esta proteína encontra-se no trigo, centeio, cevada e aveia. Estima-se que 99% das pessoas celíacas ou intolerantes ao glúten nunca foram diagnosticadas.

Estima-se que existem cerca de 100 000 celíacos e intolerantes ao glúten em Portugal. Será que você é um deles?


Estes são os sintomas de intolerância ao glúten:

1. Problemas digestivos como gases, arrotos, diarreia e prisão de ventre. A prisão de ventre pode ser muitas vezes observada na crianças após ingerirem alimentos com glúten.

2. Keratosis Pilaris, ( pele de galinha na parte d terás dos braços). Isto surge como um resultado da deficiência de ácidos gordos e vitamina A, devido à má absorção causada pelo glúten ao longo do sistema digestivo.

3. Fadiga física e mental, desorientação ou falta de concentração após uma refeição com glúten.

4. Diagnóstico duma doença auto-imune como Hashimoto na tiróide, artrite reumatóide, cólite ulcerosa, Lupus, psoríase, esclerose múltipla ou Chron.

5. Sintomas neurológicos como tonturas ou falta de equilíbrio.

6. Desiquilíbrios hormonais como síndrome pré-menstrual, síndrome de ovário poliquístico ou infertilidade inexplicável.

7. Enxaquecas permanentes.

8. Diagnósticos de fibromialgia ou síndrome de fadiga crónica.

9. Inflamação, inchaço ou dor nas articulações dos dedos, joelhos ou anca.

10. Mudanças de humor, ansiedade, depressão, défice de atenção ou hiperatividade.

Como pode saber se é intolerante ao glúten?

A melhor maneira de determinar se é intolerante ao glúten é uma dieta de eliminação, ou seja, remover os alimentos com glúten da sua dieta durante 2 a 3 semanas e depois voltar a reintroduzi-los.
Lembre-se que o glúten é uma proteína de cadeia longa e pode levar meses ou mesmo anos até ser eliminada do seu organismo. Por isso, quanto mais tempo conseguir eliminá-la da sua dieta melhor.

Se se sentir melhor, com mais vitalidade e mais bem disposto, após ter eliminado o glúten da sua dieta e ao reintroduzi-lo se sente pior, mais fatigado, então é porque muito provavelmente tem intolerância ao glúten.
Ou faça um teste de intolerância alimentares.

Como tratar a intolerância ao glúten?

Eliminando-o a 100% da sua dieta. Mesmo alimentos com vestígios de glúten podem provocar uma reação imunitária no seu organismo.
A regra do " Não comemos glúten em casa, só quando jantámos fora " é errónea. Um artigo de 2001 afirma que para pessoas com intolerância ao glúten, ingerir glúten ainda que uma vez por mês, aumenta em 600% o risco de morte. 


Comentários

Mensagens populares