Cuide do seu Intestino



Sabia que em média carregamos entre 4 a 9Kg de matéria fecal no intestino? E esta é a média para uma uma pessoa saudável sem alergias alimentares conhecidas. Quando as toxinas acumuladas no intestino são absorvidas pelo sangue dificultam a boa metabolização dos alimentos e diminuem a energia vital do organismo.

Existem muitos problemas de saúde resultantes da toxicidade acumulada no intestino, que se manifestam no nosso dia a dia. Obstipação, gases, afrontamentos, fadiga, gula por determinados alimentos, hipoglicemia, alergias, artrite ou dificuldade em perder peso, são apenas alguns dos sintomas. Por vezes, tentamos tratar de cada sintoma em separado quando os devíamos olhar em conjunto e tratar a raiz do problema. Daí a importância da desintoxicação do intestino.

Um intestino saudável deve funcionar duas a três vezes por dia, um pouco após cada refeição. A eliminação deve ser rápida e completa. As fezes devem ser de cor castanho-claro, longas e de diâmetro até 4cm, a textura deve ser consistente.

Como manter o intestino saudável:

1.  Ingira fibras. Uma dieta rica em fibras, tanto solúveis como não solúveis, promove uma maior sensação de saciedade e ajuda o trânsito intestinal. Pode adicionar fibras às suas refeições por exemplo, comendo um batido de fruta ao pequeno almoço, adicionando lentilhas às saladas ou bagas e fruta ao lanche.

2. Elimine. Evite alimentos que contribuam para o mau funcionamento intestinal: comida processada, açucares, farináceos, álcool e cafeína, aditivos alimentares como os  edulcorantes, lacticínio e frutas e legumes tratados com pesticidas.

3. Hidrate-se. É essencial beber 8-10 copos de água por dia. Se estiver com prisão de ventre, deixe uma ameixa seca num copo de água e beba-o em jejum, para restabelecer o funcionamento intestinal.

4. Mexa-se. O exercício físico contribui para o bom funcionamento das vísceras e acelera a eliminação intestinal.

5. Suplementos. Tome enzimas digestivas após as refeições, ajudam a regular a digestão e a quebrar as proteínas que podem ficar no intestino. As melhores enzimas são as do ananás e da papaia.

Qualquer programa de desintoxicação das vísceras deve durar cerca de 1- 3 meses, dependendo dos sintomas de cada um. No geral, qualquer pessoa beneficiaria duma desintoxicação do intestino, duas vezes ao ano. Porém, o ênfase deve estar na prevenção e na mudança de hábitos alimentares.

Mantenha o seu sistema imunitário em topo de forma e ainda perca peso ao fazê-lo!


in http://www.mindbodygreen.com/0-6163/Why-a-Clean-Colon-Is-the-Key-to-Health-5-Steps-to-Keep-You-in-the-Clear.html

Comentários

Mensagens populares