Terapia Sacrocraniana


O que é a terapia sacro craniana?

A TSC é um método terapêutico com ligação de base à osteopatia craniana, cujo objectivo é mobilizar o fluxo do ritmo sacrocraniano a fim de detectar, corrigir e evitar desequilíbrios no sistema sacrocraniano que podem causar disfunções neurológicas, mecânicas e emocionais. É uma terapia manual suave, relaxante e não agressiva.
As técnicas sacrocranianas são benéficas nas mais variadas disfunções do corpo, nomeadamente:
Insónia, stress, ansiedade, depressão, bronquites, sinusites, enxaquecas, vertigens, fadiga crónica, traumas físicos ou emocionais, dores musculares, dores de cabeça, asma e pós operatórios.

Como é praticada?

É através das mãos que o terapeuta percebe onde estão as necessidades de libertação.
Ao "escutar" a informação que recebe através das mãos, em contacto com a pessoa, o terapeuta irá facilitar, ao sistema do paciente, o seu processo natural de libertação. A percepção do ritmo deste sistema inteligente permite detectar tensões e bloqueios a vários níveis que impedem o bem-estar pessoal. A informação recebida pelo terapeuta é reflectida automaticamente nesse mesmo sistema inteligente e é justamente nesta resposta que se encontra a componente terapêutica.

Como funciona?

Os bloqueios e as experiências traumáticas que permanecem registadas nos tecidos são geradores de alguns sintomas desagradáveis (depressões, fobias, enxaquecas, etc) e podem ser responsáveis pelo mau funcionamento dos orgãos, influenciando os vários sistemas vitais do nosso corpo.
O terapeuta SC está preparado para detectar esses bloqueios e tensões e promover o equilíbrio através de suaves ajustamentos. É através do fluxo do líquido céfalo-raquidiano, que corre na espinal-medula, que a libertação se vai dar. Uma vez libertado o líquido, o sistema nervoso central irá relaxar e os restantes sistemas do corpo irão restabelecer-se naturalmente.

Sessão de terapia

O paciente apenas se descalça, mantendo-se vestido e deitado. Durante os cerca de 60 minutos da sessão, as mãos do terapeuta contactam pontos-chave do corpo num toque muito suave, a pessoa poderá sentir calor, experimentar alguns movimentos, pequenos espasmos e outras sensações, à medida que o corpo for libertando as tensões e os bloqueios. Consoante as necessidades de cada um, assim será maior ou menor a reacção à terapia. Consoante a origem da tensão ou bloqueio, assim será a libertação: física e/ou emocional.

Quem pode receber esta terapia?

A TSC é uma terapia excepcionalmente delicada e, no entanto, extremamente poderosa. Por ser tão subtil e não invasiva é ajustada a todas as pessoas, de todas as idades, desde bebés, grávidas, idosos, e a todos os portadores de situações dolorosas, crónicas ou não.

Libertação somato emocional

Trata-se de uma técnica utilizada para libertar o corpo da memória somática e emocional armazenada. Todos experienciamos traumas físicos, acidentes, doenças, choques emocionais. Dessas experiências irão permanecer registos no nosso corpo (memória celular) que, ao longo dos anos, ficam cada vez mais difíceis de libertar, acabando por surgir sintomas: dores físicas, insónias, depressões, etc. 
Emoções que ficam registadas nos tecidos como medo, culpa, ressentimento, solidão e vergonha (entre outras) são prejudiciais e contribuem para que desequilíbrios físicos e emocionais se agravem com o passar do tempo.
Quando esta técnica é aplicada, as experiências do paciente são revividas e é neste processo que a energia retida nos tecidos é libertada.
A pessoa poderá, ou não, entrar em processo de libertação emocional durante uma sessão de terapia sacrocraniana.

Os benefícios das técnicas sacrocranianas são eficazes no tratamento de:
ARTRITES
INSÓNIA
PROBLEMAS DE COLUNA
ANSIEDADE
DEPRESSÃO
BRONQUITES
SINUSITES
ENXAQUECAS
VERTIGENS
FADIGA CRÓNICA
TRAUMAS
DORES MUSCULARES
STRESS
DORES DE CABEÇA
CIÁTICA
PÓS OPERATÓRIOS
ASMA

Nas crianças é muito eficaz em:
HIPERACTIVIDADE
CÓLICAS
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E DE APRENDIZAGEM

Comentários

Mensagens populares