Sinusite



Sinusite é uma inflamação das vias respiratórias superiores conhecidas como seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso ou a alergias.
Os seios paranasais dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuir o peso frontal do crânio. São revestidos por uma mucosa semelhante à do nariz, rica em glândulas produtoras de muco e coberta por cílios dotados de movimentos vibráteis que conduzem o material estranho retido no muco para a parte posterior do nariz com a finalidade de eliminá-lo.
Alterações anatómicas e processos infecciosos ou alérgicos impedem a drenagem das secreções, que provocam inflamação das mucosas.
Alguns dos sintomas são:
  • dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido. A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. 
  • obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. 
  • febre, 
  • cansaço, 
  • tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse. 
A abordagem da Osteopatia Sacro craaniana foca-se na melhoria da drenagem das secreções e na biomecânica dos ossos do crânio onde se inserem os seios paranasais. A abordagem osteopática será focada na relação de mobilidade entre as estruturas da face e o Ritmo Craniano (mecanismo involuntário) para tratamento.
Observa-se melhora dos sintomas desde a 1 sessão, sendo possivel observar o retorno da biomecânica normal com 4-10 tratamentos.

Comentários

Mensagens populares