quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sinusite



Sinusite é uma inflamação das vias respiratórias superiores conhecidas como seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso ou a alergias.
Os seios paranasais dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuir o peso frontal do crânio. São revestidos por uma mucosa semelhante à do nariz, rica em glândulas produtoras de muco e coberta por cílios dotados de movimentos vibráteis que conduzem o material estranho retido no muco para a parte posterior do nariz com a finalidade de eliminá-lo.
Alterações anatómicas e processos infecciosos ou alérgicos impedem a drenagem das secreções, que provocam inflamação das mucosas.
Alguns dos sintomas são:
  • dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido. A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. 
  • obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. 
  • febre, 
  • cansaço, 
  • tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse. 
A abordagem da Osteopatia Sacro craaniana foca-se na melhoria da drenagem das secreções e na biomecânica dos ossos do crânio onde se inserem os seios paranasais. A abordagem osteopática será focada na relação de mobilidade entre as estruturas da face e o Ritmo Craniano (mecanismo involuntário) para tratamento.
Observa-se melhora dos sintomas desde a 1 sessão, sendo possivel observar o retorno da biomecânica normal com 4-10 tratamentos.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"Escolha a melhor forma de viver e o hábito torna-la-á agradável" Séneca



Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20
conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática:

01- Um copo de sumo de laranja
Diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

02- Salpicar canela no café
Mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue.

03- Trocar o pão tradicional pelo pão integral
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2
vezes mais ferro que tem o pão branco.

04- Mastigar os vegetais por mais tempo
Isto aumenta a quantidade de químicos anti-cancerigenos libertados no
corpo. Mastigar liberta sinigrina. E quanto menos se cozinham os
vegetais, melhor efeito preventivo têm.

05- Adotar a regra dos 80%
Servir-se de menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos
gastrointestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e
ataques de coração.

06- LARANJA - o futuro está na laranja.  
Reduz em 30% o risco de cancro de pulmão.

07- Fazer refeições coloridas como o arco-íris
Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde,
roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de
antioxidantes, vitaminas e minerais.

08- Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com MOLHO de TOMATE
Mas escolha as pizzas de massa fininha.  O Licopeno, um antioxidante
do tomate pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e
 é melhor absorvido pelo corpo quando o tomate está em
molhos para massas ou para pizza .

09- Limpar a escova de dentes e trocá-la regularmente
As escovas podem espalhar gripes e constipações e outros germes. Assim,
é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por
semana (aproveite o banho), sobretudo após doenças, quando
devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam a memória
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um
idioma, alguma habilidade nova...  Leia um livro e memorize
parágrafos; escreva, estude, aprenda. A sua mente agradece e os seus
amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem
assunto.

11- Usar fio dental e não mastigar chicletes
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que
mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de
arteriosclerose, pois têm os vasos sanguíneos mais estreitos, o que
pode preceder a um ataque do coração.  Usar fio dental pode
acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias
que atacam aos dentes e o corpo.

12- Rir
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico:
100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o
stress e ativa as células naturais de defesa e anticorpos.

13- Não descascar com antecipação
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e
descascados na hora em que forem consumidos.  Isto aumenta os níveis
de nutrientes contra o cancro. Sumos de fruta têm de ser tomados
assim que são preparados.

14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das
pessoas que não mantêm um laço afetivo com os seus entes queridos,
particularmente com a mãe, desenvolvem  pressão arterial alta, alcoolismo ou
doenças cardíacas em idade precoce.

15- Desfrutar de uma chávena de chá
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e
beber só uma chávena diária desta infusão diminui o risco de doenças
coronárias.  Cientistas israelitas também concluíram que beber chá
aumenta a sobrevivência depois de ataques do coração.

16- Ter um animal de estimação
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de stress e
visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge
University.  Os mascotes fazem sentir-se otimista, relaxado e
isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um
peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verduras frescas na sanduíche
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%,
segundo cientistas da Harvard Medical School; outras vantagens  são
conseguidas através de verduras frescas.

18- Reorganizar o frigorífico
As verduras em qualquer lugar do frigorífico perdem substâncias
nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os
flavonóides que combatem o cancro.  Por isso, é
melhor usar aquela caixa bem em baixo ou guardar num toperware
escuro e bem fechado.

19- Comer como um passarinho
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais
são nutrientes e anti-oxidantes.  E comer nozes entre as refeições
reduz o risco de diabetes.

20-  e por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:

a) comer chocolate
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de
ferro, magnésio e potássio.

b) pensar positivamente
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas,
que, para além disso, apanham gripes e constipações mais facilmente.

c) ser sociável
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais
saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contacto com a
família.

d) Conhecer-se a si mesmo. 
Aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.


Crie bons hábitos e torne-se escravo deles.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pequeno Almoço Saudável




Eis o meu pequeno almoço favorito, Creme Budwig, não só pelo seu sabor mas também por todos os nutrientes que contém.
É uma óptima maneira de desintoxicar o organismo enquanto se dá ao organismo todos os nutrientes que precisa. Vitaminas, minerais, DHA (imprescindível para todas as pessoas que sofrem de patologias do sistema imunológico) e muitos outros nutrientes essências para uma boa alimentação.

Esta é uma receita desenvolvida pela Dra. Kousmine, que dedicou os seus estudos à investigação na área da nutrição.


Ingredientes:


1 iogurte ( de soja ou de leite, ou uma bebida de aveia, amêndoas…)

1 colher de sopa de óleo de girasol de 1ª pressão a frio ou de óleo de linhaça ( mais rico em DHA)
1/2 limão
1-2 colheres de aveia integral ( pode substituir por qualquer outro cereal)
1 peça de fruta da estação ( banana ou framboesas ou maça ou pêssego…)
1 colher de sopa de sementes de linhaça
2-4 nozes ( pode substituir por qualquer outro fruto seco)

Preparação:

Numa batedora mistura o iogurte com o óleo, junta as sementes de linhaça e mistura.
Junta os restantes ingredientes e volta a misturar.

Se quiser junta os frutos secos no fim sem triturar para dar algum trabalho aos dentes.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


Take the First Step

Create. Learn. Improve. Practice. It’s a four-step process that can be applied toward nearly every decision in your life. And yet, many of us can’t seem to make it to step one.
Learning. Improving. And of course, repeating. None of that can happen if you aren’t willing to focus on the step one: Creating.
Creating is scary. Creating is daunting. Creating is challenging. Creating is uncomfortable. Creating is a risk. Creating doesn’t happen overnight. Creating is ambigious. Creating is change.  Creating is the uknown.
Creating involves us looking inward and tapping into something previously untapped.
I had three conversations this week related to this idea:
One, with a friend who might want to become a personal trainer but isn’t sure if it’s really what she wants to do.
Another, with a friend who desperately wants to write a book but is afraid of being “wrong”.
And lastly, with a friend who simply wants more for his life and career, but doesn’t know what that means, or where to begin.
All three are stuck in the limbo before step one. They aren’t sure how to begin the Create. Learn. Improve. Practice. process because they don’t know what to create. Or how to create it.
When we talk about passion, ( http://www.lifewithoutpants.com/life/greater-good/ ) we talk about pursuing those things that light us up. That fulfill us. That excite us and drive us. But the hardest part of passion isn’t following it, it’s figuring out where to begin.
Begin with creating. 
Begin by taking the first step.


In this recent TEDx talk,  the entrepeneur uses an analogy about his daughter learning to walk. Recalling the day she took her first steps, he talks about her teetering along, trying to maintain her balance, but through it all, moving forward. 
Moving forward is what we need to do. Putting one foot in front of the other is all that matters. But first, you must take the first step.
If you’re not sure about becoming a personal trainer, go talk to someone who does it for a living and volunteer yourself to help and learn.
Not sure if anyone will read the book you desperately want to write? Well, no one will if it never gets written. Open up a Word doc. and start writing.
And to those of you, all of you, who want something more but don’t know what it is, or where to begin. Start creating. Something. Anything.
Everything breaks down into “Why. How. What”. 
Why” is a belief that drives you. 
“How” are the actions you take to get there. 
What” are the tangible outcomes that prove your “why” and “how”.
(http://tumblr.heyamberrae.com/post/16117561536/why)
More importantly, one of her “how’s” is to “experiment and see what sticks”. 
That, is what it all comes down to…
Create. So you can learn, improve, and practice.
Move Forward. Take the first step, and then the next step, and then the next.
Experiment. See what sticks.
No one’s expecting you to know exactly what to do and how to do it. Don’t let  anyone else fool you into believing that they’ve got it all figured out. I don’t. They don’t.
The difference between people who want to be doing something and people who are doing what they want? Action. 
If you’re not creating something, you have nothing. Create. Experiment. Move forward. You’ll be amazed at what you’ll accomplish when you do.
inspired by http://www.lifewithoutpants.com/the-inconvenience-of-change/
CLICK HERE TO DOWNLOAD THE INCONVENIENCE OF CHANGE